search

Saiba a importância de uma auditoria fiscal na sua empresa.

16 de maio de 2019

Conforme uma pesquisa realizada no ano de 2018, cerca de 30% dos empresários recolhem impostos indevidamente, sendo que nos ramos de farmácia, loja de cosméticos, distribuidoras de bebidas, bares e restaurantes, minimercados e auto peças a prática errônea é mais frequente.

Isso porque nesses estabelecimentos há a predominância de produtos onde incidem o PIS/COFINS de forma monofásica e o ICMS ST. O que significa isso? Que é atribuído a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo tributo devido em toda cadeia produtiva ou de distribuição subsequente, em outras palavras, significa dizer que nesses ramos há produtos que quem deve recolher o imposto é a fábrica e somente ela ou somente o consumidor final.

Como exemplo podemos citar as farmácias, local onde vendem no varejo produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos, uma vez que sobre esses produtos incide dentre outros os impostos de PIS/COFINS na forma monofásica, porém o responsável pelo recolhimento/pagamento desses é a indústria ou os importadores, sendo assim, a farmácia x que vende esses produtos no varejo não deve recolher novamente esses produtos.

Mas e se o empresário, dono da farmácia recolheu esses tributos?

Aí está a importância de se fazer uma auditória tributária anual, pois com ela será possível identificar todos os créditos e débitos por ventura existentes e na hipótese de haver pagamentos indevidos, o empresário poderá recuperar os valores pagos indevidamente nos últimos 60 (sessenta) meses, de forma administrativa.

Já na hipótese de haver tributos que deveriam, mas não estão sendo pagos, o empresário terá a oportunidade de buscar a Receita o mais breve possível e regularizar sua situação e tentar diminuir a multa.

Agora o grande X da questão é. Onde fazer essa auditoria?

Há mais de 20 anos, o Grupo Studio, com sede em Porto Alegre presta serviços corporativos inteligentes, tendo como principal objetivo auxiliar empresas de todos os portes, segmentos e regimes tributários a utilizar o seu ciclo operacional de forma mais correta e benéfica para a continuidade saudável dos seus respectivos negócios.

Sendo pioneira no ramo de auditoria tributária através da E-fiscal o Grupo Studio avalia os últimos 5 anos da contabilidade da sua empresa, em busca de recuperações de impostos pagos a maior ou indevidamente, proporcionando economia e possibilitando o reinvestimento em seus negócios de modo a aquecer o seu fluxo de caixa e reduzir a carga tributária futura.

Portanto, se você é empresário de um dos segmentos mencionados acima e ficou interessado em recuperar dinheiro pago indevidamente ou a maior em impostos entre em contato através do e-mail: andressa_bittencourt@outlook.com e marque uma reunião para esclarecer dúvidas por ventura existente.

Saiba a importância de uma auditoria fiscal na sua empresa.
Fonte:
Andressa de Paula Bittencourt, Advogada inscrita na OAB/MS 23.027

Receba informações de inovações na advocacia.